A Kenguelekeze informa sobre Covid-19

O que é coronavírus da doença (COVID-19)?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em Dezembro de 2019 após alguns casos registados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Como familia, os coronavirus não são de hoje. Os primeiros coronavirus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que a familia foi descrita como de coronavirus, em decorrência da morfologia observado ao microscopio, parecendo ter uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavirus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas e os da terceira idade os mais propensos a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus Hcov-229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Nesta altura da pandemia da Covid-19, o que mais é importante saber e cumprir:
Lavar, muitas vezes, as mãos com água e sabão ou use álcool em gel. O javel também ajuda (4 gotas de javel em 1 litro de água).
Cubrir, socorrendo-se da parte interna da articulação do cotovelo, o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
Evitar estar em aglomerações de indivíduos e, se impossivel, mantenha distância social de pelo menos 1 metro.
Evite apertos de mãos, abraços e beijos. Saudações podem ser feitas através de gestos sociais que demonstram carinho e respeito, através da mímica, movimentos dos braços, mãos, pés.
Mantenha os ambientes da sua casa bem ventilados.
Não compartilhe objectos pessoais tais como lenços de mão, lençois, toalhas, utensílios, mascaras nasais. Não beije (fazer festinhas através de beijos) a crianças.
Se tiver pelo menos os seguintes sintomas: tosse, febre, dores musculares, dores de cabeça, mal-estar geral ou outros mencionados pelo Ministério da Saúde, dirija-se ao centro de saúde mais próximo.
Se precisar de ajuda/acompanhamento para o centro de saúde, contacte-nos aquí ou no (Facebook) ou através do telefone: +2585603538, +258845643220, +258848210400 (chamada, sms ou WhatsApp) ou ainda pelo e-mail:
kenguelekeze.health@gmail.com,
Nós iremos acompanhar-te para uma Unidade Sanitária pública. Estamos em prontidão comunitária na Cidade de Maputo, provincia de Maputo e em Gaza.
Kenguelekeze a apoiar as autoridades sanitarias, deste lado da #Vigilancia #Comunitaria.
Tome acção.

Deixe um comentário