Planificação Estratégica Para HIV em Moçambique: Kenguelekezé participa na Reunião Nacional de Auscultação Para a Elaboração do Plano Estratégico Nº 5 (PEN V)

Com efeito, o CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/Sida, mobilizou seus parceiros e intervenientes do Sector da Saúde, desde MISAU, Agências das Nações Unidas, Agências do Governo Americano, Ministérios e a Sociedade Civil para reflectirem sobre ganhos e constrangimentos da implementação do PEN IV, ora que finda em Dezembro de 2020 e perspectivar as prioridades do PEN V.

Pragmaticamente, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, nomeadamente, (i) Coordenação e Gestão da Resposta Nacional ao HIV, (ii) Prevenção do HIV, (iii) Cuidados e Tratamento e PTV, (iv) Direitos Humanos em Saúde, (v) Mitigação do Impacto social e económico do HIV, (vi) Comunicação em Saúde, (vii) Reforço de Sistemas de Saúde e Comunitários, (viii) Monitoria e Avaliação e (ix) Mobilização de recursos.

Para orientar as discussões em grupo, algumas questões-chave foram colocadas, nomeadamente, (a) O que funciou bem e porque? (b) O que não funcionou bem e também porque? (c) Que lições a aprender e boas práticas a manter? E (d) Qual é o melhor mecanismo de comunicação para garantir que todos os intervenientes da resposta possam apropriar-se das abordagens e estratégias do PEN.

Houve partilha dos resultados da avaliação a meio-termo do PEN IV e da consulta online ora em curso.

Deixe um comentário